Mentoria Gestores do Legislativo
Programa de acompanhamento para uma Gestão Estratégica da Câmara Municipal.
A Mentoria Gestores do Legislativo é um programa de capacitação, assessoramento e acompanhamento personalizado para membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal (Presidente, Vice-Presidente, Secretário) e gestores responsáveis por áreas essenciais da Casa: administrativa, jurídica, legislativa e financeira.
Os membros da Mesa Diretora precisam desenvolver determinadas habilidades técnicas e políticas para que possam desempenhar uma gestão de excelência, segura e de resultados. Para isso, reunimos nesta Mentoria todos os conhecimentos teóricos e práticos que a Presidência da Casa precisa dominar para realizar com segurança as suas atividades de gestão, evitando riscos ao gestor que possam causar problemas futuros com a Justiça, o Tribunal de Contas e o Ministério Público. As áreas de abordagem da Mentoria foram cuidadosamente pensados para atender às reais necessidades do gestor do Poder Legislativo, considerando a realidade e rotina das câmaras municipais de pequeno porte.
OBJETIVOS
- Transformar a Câmara Municipal em uma instituição respeitada, moderna, atuante, responsável e democrática, resgatando a importância da Câmara na vida da cidade.
- Proporcionar ao gestor mais clareza e segurança jurídica na tomada de decisões importantes em prol do desenvolvimento da Casa Legislativa.
- Orientar o Presidente e demais gestores na adoção de medidas que surtirão resultados práticos, possibilitando um avanço rápido e significativo da Casa.
- Auxiliar na implementação de órgãos, projetos e programas na Câmara, que sejam do interesse do gestor, como: Escola do Legislativo, Câmara Mirim, Ouvidoria Legislativa, Procuradoria da Mulher, Processo Legislativo Eletrônico, Câmara Itinerante, Visitas Institucionais Guiadas, Conselho de Fiscalização, Política de acessibilidade da Câmara, Tribuna Popular, Espaço Cultural, Tribuna Popular, e outras iniciativas.
- Elevar a Câmara Municipal para outro status institucional, criando uma nova cultura no ambiente legislativo: a cultura do Planejamento a curto, médio e longo prazo e a cultura de uma gestão de resultados.
ÁREAS DE ABORDAGEM DA MENTORIA
Quatro áreas estratégicas serão trabalhadas na Mentoria:
1. ÁREA FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DA CÂMARA
Objetivo: Orientar os gestores para:
- Fazer a adequada Gestão dos Duodécimos: definição dos valores no Orçamento, uso seguro, eficiente e responsável dos recursos, prestação de contas e devolução das sobras.
- Regulamentar (ou atualizar) as normas que tratam das Diárias e demais verbas indenizatórias na Câmara: valores, critérios para utilização, prestação de contas e precauções que o gestor deve ter para evitar riscos.
- Instituir 13º salário e Férias para Vereadores, se for o caso.
- Fixar os novos subsídios dos vereadores para a próxima Legislatura.
- Implementar as Emendas Impositivas, adequando a redação da Lei Orgânica e do Regimento e Lei Orgânica.
2. ÁREA ADMINISTRATIVA
Objetivo: Orientar os gestores para:
- Avaliar o atual Plano de cargos e salários dos servidores da Câmara Municipal, e propor as alterações necessárias, deixando a norma condizente com a realidade, estrutura e demandas atuais da Casa.
- Analisar as possibilidades de novas contratações e de realização de concurso na Câmara Municipal.
- Reestruturar e criar novos órgãos e setores na Câmara, se houver interesse da atual gestão, como: Controle Interno, Procuradoria da mulher, Gabinetes, Escola do Legislativo, Ouvidoria Legislativa, dentre outros.
- Promover mais transparência, inovação e modernização na Câmara, por meio da implementação de programas, se houver interesse: Processo Legislativo 100% Digital (Câmara sem Papel), Câmara Itinerante, Câmara Mirim, Visitas Institucionais Guiadas, Tribuna Popular, Espaço Cultural, e outros.
3. ÁREA LEGISLATIVA (PLENÁRIO E COMISSÕES)
Objetivo: Orientar os gestores para:
- Supervisionar os processos e procedimentos legislativos de forma segura e eficiente.
- Revisar e atualizar o seu Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do seu Município, se for o caso.
- Instituir e coordenar CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito).
- Conhecer as normas e princípios do processo de julgamento dos agentes políticos por infrações político-administrativas, e os adequados procedimentos da Comissão Processante, de acordo com a legislação vigente.
- Promover mais participação popular no processo legislativo, e uma maior aproximação da Casa Legislativa com a comunidade local.
EMENTA (Temas das Reuniões no Zoom)
- Orientações iniciais aos gestores do Legislativo: o papel dos presidentes de câmaras na governança pública e no desenvolvimento da política local; gestão de risco para um mandato seguro na Mesa; gestão eficaz de crises políticas e administrativas; e como deixar legados duradouros para a Casa Legislativa e, consequentemente, para o Município.
- Revisão do Regimento Interno: temas passíveis de revisão e atualização, de acordo com a boa prática legislativa e à luz da jurisprudência atual.
- Revisão da Lei Orgânica Municipal: temas passíveis de revisão e atualização, de acordo com a boa prática legislativa e à luz da jurisprudência atual.
- Plano de Cargos e Salários dos servidores da Câmara: revisão e Reestruturação.
- Código de Ética e Decoro Parlamentar: implementação ou revisão, caso já exista.
- Processo de Cassação de Mandato de Prefeitos e Vereadores: Condução de Comissões Processantes na Câmara Municipal; e Regulamentação de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito).
- Subsídios dos agentes políticos municipais: alteração dos subsídios, ⅓ de Férias, 13º salário e Subsídio diferenciado para Presidentes.
- Regulamentação de Verbas indenizatórias: Diárias, Auxílio combustível, e outros benefícios financeiros.
- Criação e Reestruturação de Programas na Câmara: Câmara Mirim / Parlamento Jovem, Procuradoria da Mulher, Conselho de Fiscalização, Espaço Cultural, Espaço de atendimento ao cidadão, Sessões Remotas, Programa de Estágio na Câmara (Estágio inclusivo), Tribuna Livre, Câmara Itinerante, Política de acessibilidade da Câmara, e outras iniciativas, a critério do Presidente.
- Duodécimos: Uso responsável e seguro dos recursos da Câmara Municipal.
METODOLOGIA: COMO FUNCIONA A MENTORIA
Durante os 5 meses de Mentoria, os gestores receberão:
- Acompanhamento personalizado: assessoramento para todos os assuntos relacionados às quatro áreas da Mentoria (administrativa, legislativa, jurídica e financeira da Câmara Municipal), e para as demais questões de interesse dos gestores.
- Encontros a cada 15 dias, pela Plataforma Zoom, com os mentores Dr.Walter Bernegozzi e Renata Cunha. Cada sessão terá a duração de 04 horas (ou enquanto os gestores ainda tiverem dúvidas).
- Gravação de todas as reuniões coletivas, caso você não possa estar presente no dia e horário previsto.
- Acesso ilimitado a todo o conteúdo da mentoria pelo período de 04 anos.
- Acesso aos telefones particulares dos mentores para esclarecimento de dúvidas e orientações individuais, sempre que necessário.
- Grupo de apoio no whatsapp para tirar dúvidas e para trocas de experiências entre gestores participantes da Mentoria.
Material para consulta
Manuais, jurisprudência atualizada, legislação pertinente aos temas.
Documentos de implementação
Minutas e modelos de projetos e programas na Câmara, conforme o interesse do gestor.
BÔNUS
Capacitação ao Vivo, pelo Zoom, de 04 horas, com todos os integrantes das Câmaras participantes, sobre o Legislativo Municipal, em data a ser posteriormente agendada.
REUNIÕES PELA PLATAFORMA ZOOM
Serão 10 encontros ao vivo, de até 04 horas
CARGA HORÁRIA (apenas Reuniões do Zoom)
40 horas
PERIODICIDADE
Quinzenal
INÍCIO E DURAÇÃO DA MENTORIA
Cinco meses de duração.
O início da Mentoria será no mês de Junho de 2025, com término em Novembro de 2025.
ACESSO ÀS GRAVAÇÕES
Caso o mentorado não possa estar presente no dia e horário previsto e perca algum encontro ao vivo, ou tenha interesse em revisar as discussões, os participantes terão acesso ilimitado à gravação de todas as reuniões coletivas por toda a Legislatura (até o final de 2028), na Plataforma da Hotmart, a contar da data de inscrição. Assim, o gestor poderá pausar, retomar e assistir as orientações quantas vezes quiser, até o final da Legislatura (2028).
DATAS DAS REUNIÕES
*Consulte o cronograma dos encontros com nossa equipe.
SUPORTE DIÁRIO E GRUPO DE APOIO
Além das reuniões pelo Zoom, os mentorados terão atendimento diário no Grupo exclusivo do Whatsapp, para esclarecimento de dúvidas e para receber informações de forma ágil e direcionamento adequado para as demandas do gestor.
As dúvidas são respondidas pelos mentores no grupo, seja em áudio ou em texto, de forma que o grupo possa aprender com a pergunta, exceto quando o gestor pedir confidencialidade. Neste caso, os mentores atenderão individualmente no privado.
Ambiente de troca de ideias e experiências entre gestores
Além disso, o nosso grupo da Mentoria tem como objetivo promover ajuda mútua entre os participantes, já que o contato com outros gestores de diferentes Casas Legislativas do país possibilita o compartilhamento de experiências, ideias e projetos.
PARA QUEM É A MENTORIA?
- Membro da Mesa Diretora da Câmara Municipal (Presidente, Vice-Presidente e Secretário)
- Diretor Legislativo
- Diretor Geral ou Diretor Administrativo de Câmara Municipal
- Diretor Financeiro ou Contador de Câmara Municipal
- Chefe de Gabinete da Presidência
- Demais pessoas que ocupam cargos na alta gestão da Casa Legislativa.
DUAS VAGAS PELO VALOR DE UMA
Sem nenhum investimento extra, o Presidente poderá indicar outro membro da Mesa (ou um vereador ou servidor/assessor da sua confiança) para receber acesso completo a todos os serviços da mentoria:
- Reuniões pelo Zoom.
- Gravações das reuniões
- Telefone para tirar dúvida com os Mentores
- Grupo de Gestores do Legislativo
- Materiais exclusivos da Mentoria: minutas, modelos, jurisprudência, dentre outros.
- Bônus
FORMA DE CONTRATAÇÃO
Inexigibilidade de Licitação, conforme preconiza o Art. 74, III, f, da Nova Lei de Licitações (Lei n° 14.133/21).
Lei nº 14.133 de 01 de Abril de 2021
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:
III – contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização:
(…)
f) treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;
MATRÍCULAS
As matrículas vão ocorrer do dia 28/04/25 até o dia 31/05/25
Vagas limitadas
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Pagamento pela Câmara Municipal* (empenho) através de boleto bancário ou transferência no ato da inscrição.
Solicite os documentos da empresa pelo WhatsApp (48)99928-4712 ou e-mail
[email protected]
*A participação nas reuniões, bem como no grupo de tira-dúvidas, são asseguradas mediante pagamento ou cópia de empenho ou de contrato firmado, encaminhado para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (48)99928-4712
GARANTIA EM CASO DE DESISTÊNCIA
Caso o participante queira desistir, poderá solicitar o reembolso total do valor em até 15 dias da data da inscrição.
INVESTIMENTO (PARA O GESTOR + 01 PESSOA)
● De: 14.997,00
Por: 9.997,00 (Nove mil novecentos e noventa e sete reais)
CERTIFICAÇÃO
Emissão de Certificado de Conclusão ao final do processo de mentoria.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MENTORIA
(48) 99928-4712
Veja quem vai te acompanhar na Mentoria
Dr. Walter Bernegozzi
É advogado desde 1997, Procurador Legislativo de carreira da Câmara Municipal de Nova Andradina/MS, desde 2010, Especialista em Direito Público Municipal e Direito Processual Civil, Membro da Comissão de Acompanhamento Legislativo da 7ª Subseção da OAB/MS, Ex-Presidente da 7ª Subseção da OAB/MS, Ex- Coordenador Regional da Escola Superior da Advocacia – MS, Professor Universitário por mais de 15 anos em cursos de Graduação em Direito, Administração, Ciências Contábeis e Pós-Graduação.
Renata Cunha
É servidora efetiva da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina há mais de 15 anos, e atua na Diretoria Legislativa da ALESC. Coordenou o Centro de Apoio às Câmaras Municipais da ALESC e foi gestora pedagógica da Escola do Legislativo por mais de 5 anos. Renata Cunha ministra palestras e cursos de qualificação profissional para vereadores e servidores de Câmaras Municipais. Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, e pós-graduada em Gestão Pública e Políticas Sociais.